segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Como se orientar na criação...

MELHOR FORMA DE ORIENTAR O SEU CANARIL:

LOCAL PARA CRIAR:
Desde que abrigado de correntes de ar e isento de humidade o local será óptimo para a criação. Há ter cuidado com mosquitos, pois estes são inimigos dos canários, uma picada pode ser fatal.

GAIOLAS:
As gaiolas de plástico são as mais aconselhadas, pois são mais fáceis de limpar e não alojam piolhos como a madeira. Em relação a dimensões eu uso 60cm comprimento por 40 cm altura por 35 cm fundo. Tente colocar poleiros distantes. Banheiras de tamanho grande, comedouros e bebedouros de plástico.

O PLANTEL:
É um ponto de grande importância, pois de uma boa escolha do plantel é quase o sucesso de uma época de criação. Adquira somente pássaros de bom sangue, a criadores de respeito e dentro do padrão de raças estabelecido pelo clube de
Canaricultura. Procure na internet, ou posso mesmo arranjar-lhe contactos.

ALIMENTAÇÃO:
Papas da melhor qualidade durante a época de reprodução e alpista na restante época do ano. Claro que se podem germinar sementes para a época de criação e dar legumes durante a restante temporada (maça, pepino, bróculo…).É de evitar a alface, sendo que esta provoca dierreias.

POSTURAS:
Não deixe as fêmeas fazer mais de 3 posturas por época, senão essas fêmeas vão-se cansar-se muito mais cedo e terminaram a vida mais cedo também.
Comece o ritual de acasalamento em finais de Fevereiro inícios de Março e termine perto do meio de Junho, a partir de Junho devido ao calor as fêmeas fazem posturas e acabam por abandonar o ninho deixando morrer as crias, o que nos deixa tristes.

CHOCO:
Dura 13 dias. Para obter uma boa quantidade de crias por postura aconselho a que esteja atento ao dia de início de postura e que retire todos os ovos que estão a ser postos e os guarde em algodão a temperatura de 20º a 25º, e coloque no seu lugar ovos de plástico, quando o ultimo ovo for posto deve colocar todos os ovos e retirar os de plástico, assim todas as crias vão nascer no mesmo dia e cresceram de igual forma. A primeira postura é sempre de manha cedo 07h00, esteja atento, mas convém não entrar no criadouro antes dessa hora.

ANILHAR:
Por volta do sétimo dia devemos anilhar os filhotes. A anilha é um anel com a identificação do criador e futuramente do canário. As anilhas devem ser adquiridas no clube que o criador se filiar.

PREPARAÇÃO DAS CRIAS:
Separam-se normalmente as crias dos pais aos trinta e cinco dias de idade, mas mesmo assim tenhas em atenção se elas já comem sozinhas.

Não se esqueçam da importância das vitaminas, aminoácidos, fortificantes e desinfectantes a usar durante as diferentes épocas do ano, são fundamentais para obter planteis fortes e CAMPEÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.